FREQUENCÍMETRO

Um frequencímetro é um instrumento utilizado para a medir a frequência de um sinal periódico. Muitos modelos são capazes de medir frequências inferiores a 1 Hz e superiores a alguns Gigahertz.

Além da medição da frequência, alguns aparelhos também medem o período do sinal, que nada mais é do que o inverso da frequência.

São muito utilizados em laboratórios de eletrônica e em medições em campo, existindo tanto modelos digitais (a grande maioria), como também analógicos ou eletromecânicos. Estes são compostos de barras de ferro doce, que vibram em determinadas frequências de ressonância, sendo instalados em painéis de equipamentos elétricos.

O modo de operação dos frequencímetros digitais é geralmente muito simples, bastando escolher a escala desejada e conectar a ponta de prova ao ponto do circuito onde está presente o sinal a ser medido.

Na figura abaixo encontra-se um exemplo de um frequencímetro nacional da marca Icel®.
Observa-se que o mesmo possui duas entradas (A e B), sendo a primeira utilizada para frequências de 0.01Hz a 50MHz e a segunda para frequências de 50MHz a 2,4GHz. Possui resolução de oito dígitos e possibilita medições de frequência e período. A escala de frequência é selecionada pela tecla Function e a resolução da medida pode ser alterada pelo potenciômetro Gate Time.

Possui grande utilidade em testes, consertos e calibrações de osciladores e diversos equipamentos que trabalham com rádio frequência.
A marca Icel Manaus é registrada e pertence ao seu respectivo representante legal.
Eletrônica Didática
Um jeito fácil de aprender Eletrônica