FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Uma fonte de alimentação é um dispositivo utilizado para transformar a corrente alternada (CA) da rede elétrica em corrente contínua (CC) de valor adequado para alimentar circuitos e aparelhos eletroeletrônicos.

Pode ser de dois tipos: linear e chaveada.

FONTE LINEAR

Uma fonte linear é constituída, basicamente, por quatro blocos: um transformador, uma etapa retificadora, uma filtragem e um circuito regulador de tensão.

A função do transformador é reduzir o valor da tensão alternada da rede para um valor próximo ao valor nominal do circuito a ser alimentado.

A etapa retificadora é formada por diodos, os quais permitem a passagem da corrente elétrica apenas em um sentido, "anulando" a característica alternada da corrente.

A corrente após os diodos não é mais alternada, porém, é oscilante em amplitude, necessitando ser filtrada convenientemente.

A filtragem é feita geralmente por capacitores, mas também poderá ser feita ou complementada por meio de indutores (bobinas).

Após a filtragem, a corrente encontra-se bem mais estável e pode ser considerada contínua. Essa consideração é de caráter prático, pois não é possível obter um sinal perfeitamente contínuo.

O último bloco é opcional e possui a função de regular o valor da tensão (ou corrente), possibilitando que o mesmo assuma um valor determinado com maior grau de precisão.

Em fontes de alimentação não reguladas não é possível determinar o valor da tensão com boa precisão, sendo que este oscilará bastante dependendo da carga que está sendo alimentada. Tais fontes são empregadas em situações onde o valor da tensão não é crítico e deseja-se uma fonte de menor custo. Em situações mais críticas, no entanto, torna-se imprescindível o emprego de fontes reguladas.

FONTE CHAVEADA

As fontes chaveadas funcionam segundo um processo bastante diferente. A tensão alternada da rede elétrica é primeiramente retificada e filtrada, obtendo-se uma tensão contínua inicial. Em seguida, esta tensão é comutada em intervalos de alta frequência, produzindo uma tensão dita "chaveada", a qual é aplicada a um transformador que irá abaixar ou aumentar o seu valor de acordo com a finalidade da fonte de alimentação. Por fim, a tensão na saída do transformador será novamente filtrada, produzindo-se uma tensão "contínua".

Possuem tamanho reduzido e maior rendimento em relação às fontes lineares. A desvantagem está em sua relativa complexidade e na geração de ruídos e interferência na rede elétrica e nos circuitos alimentados.

FONTES DE ALIMENTAÇÃO COMERCIAIS

Nas duas figuras seguintes encontram-se, respectivamente, uma fonte de alimentação simples e uma fonte dupla, ambas digitais e de marcas nacionais (Icel® e Minipa®).
O modelo acima fornece tensões de 0 a 30V e correntes de 0 a 3A, cujos valores são indicados por meio de displays de três dígitos. Possui três bornes (preto, verde e vermelho). O borne preto corresponde ao terminal negativo, o verde ao terra e o vermelho ao terminal positivo.

Nesse modelo de fonte, existem dois tipos de ajuste: grosso (coarse) e fino (fine). O ajuste grosso é aquele que deve ser utilizado em primeiro lugar, pois permite que o valor da tensão ou corrente seja variado de zero até o valor máximo. O ajuste fino é utilizado, em seguida, para se aproximar ainda mais do valor desejado.
A fonte acima possui dois canais principais, com ajustes de tensão e corrente independentes (CH1 e CH2). É considerada, portanto, uma fonte dupla. No modelo em questão não há distinção entre o ajuste grosso e fino, pois os mesmos são feitos simultaneamente. Existe ainda um canal adicional (CH3), o qual possui valor de tensão fixo em 5V/3A. Os canais CH1 e CH2 podem ser utilizados isoladamente, como também em série ou paralelo.

Trabalhando isoladamente, cada um dos dois canais pode fornecer uma tensão máxima de 30V e uma corrente de 3A. Se ligados em série, a tensão máxima passa a ser de 60V/3A. Caso estejam ligados em paralelo, a tensão máxima permanece 30V, porém, a corrente total pode atingir 6A.
As marcas Icel Manaus e Minipa são registradas e pertencem aos seus respectivos representantes legais.
Eletrônica Didática
Um jeito fácil de aprender Eletrônica